sexta-feira, 5 de julho de 2019

A "RESISTÊNCIA" DE GESTORES ESCOLARES EM ACRESCENTAR AS TIC's EM SALA DE AULA

Vivemos em uma sociedade totalmente digital, onde a utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas escolas vem tornando-se necessárias para a realização de atividades escolares dentro e fora das salas de aula. Alguns professores complementam os conteúdos disponibilizados para seus alunos por meio de sites, blogs e até mesmo aplicativos que estão relacionados a matéria trabalhada. 
Entretanto, ainda existem alguns gestores que "resistem" a utilização de tais tecnologias em suas escolas., alegando que as mesmas irão retirar o foco do aluno na aula e que o professor vai para sala de aula apenas enrolar e não aplicar o conteúdo e realizar o seu trabalho. Alguns frisam a importância da autonomia do professor, de inserir em seu planejamento de aulas a utilização de outras metodologias de ensino no processo de compartilhamento de conhecimentos, mas, acabam regulando o que cada um dos educadores planeja para aplicar em sala de aula.
Neste contexto, lanço o seguinte questionamento: Você acredita que as tecnologias digitais da informação, no contexto escolar, atrapalha no processo de aprendizagem do aluno?

5 comentários:

  1. Como já vimos em sala de aula, principalmente nas aulas do professor Fernando, as TDIC ajudam e muito nos processos de aprendizagem. Inclusive já lemos sobre experiências que deram muito certo com alunos do ensino fundamental. As escolas precisam se adaptar a cultura digital, considerando que as crianças já nascem nesse contexto.

    ResponderExcluir
  2. No mundo globalizado em que vivemos, no qual um dos fatores responsáveis por este processo foi o desenvolvimento das tecnologias,internet,entre outros, torna-se cada vez mais viável a utilização das tecnologias da informação não somente em sala de aula, mas também como uma extensão dela, tendo em vista que os alunos atualmente são conectados.

    ResponderExcluir
  3. Claro que não. Pois eu sou prova de quanto essas tecnologias auxiliam ao conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Levando em consideração o contexto tecnológico que vivemos, é mais provável que os alunos se dispersam com a falta do "novo". Concordo plenamente com a inserção das tecnologias no contexto escolar, desde que haja condições de todos os alunos acessarem a tal ferramenta.

    ResponderExcluir
  5. É notório que essa resistência de alguns educadores passam pela "falta de capacitação" quanto aplicação das novas tecnologias ao plano de aula, e/ou ,o desconhecimento das múltiplasr ferramentas que podem ser usadas para motivar o aluno no processo de aprendizagem sem tirar o foco dos estudos.

    ResponderExcluir