segunda-feira, 5 de agosto de 2019

3º Episódio - Plano de aula

Plano de aula - Tecnologia digital

1. Identificação 

Escola: Centro Educacional São Geraldo
Disciplina: Matemática
Turma: 5º Ano
Data: 05/08/2019
Duração: 1 hora e 20 minutos

2. Objetivo 

Desenvolver o raciocínio lógico envolvendo multiplicação por meio de jogos.

3. Conteúdo 

Multiplicação de números naturais

3.1 Habilidades a serem desenvolvidas de acordo com a BNCC

(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

4. Desenvolvimento do Conteúdo 

1º Passo: RETOMADA (20 minutos)
Realizar uma retomada do conteúdo de forma didática através da utilização da lousa, incitando os alunos a responderem as adivinhações e recordarem os elementos neutro (1) e nulo (0) da multiplicação;

2º Passo: ATIVIDADE PRINCIPAL (40 minutos)
Levar a turma para o laboratório de informática e explicar a atividade que será realizada através do jogo TabuÁgua, disponível na plataforma Ludo Educativo, site de jogos educativos.
Objetivo do jogo: desenvolver a agilidade na resolução mental de operações que envolvam a multiplicação com números naturais.

 TabuÁgua

Faça contas da tabuáda para revelar seus rivais em um delicioso jogo de queimada na piscina!

Embarque em mais uma aventura em Feijoville!
Faz muito calor na cidade, e os Feijovillenses estão de férias. Uma ótima chance para visitar a piscina e brincar um pouco com os amigos. Na cidade existe um jogo chamado Tabuágua, onde dois times rivais devem revelar as posições de todos seus oponentes na piscina.
Você deverá resolver contas da tabuáda para arremessar a bola e revelar um rival. E não se esqueça, quanto mais rápido você responder, mais pontos fará!
3º Passo: ENCERRAMENTO (10 minutos)
Recordar algumas propriedades importantes da multiplicação como o elemento neutro, elemento nulo e a propriedade comutativa, ressaltando que é necessário ter em mente a tabuada mecanicamente e construir diferentes recursos de cálculo aproveitando as informações que já se conhece.

5. Material didático ou recursos 

Lousa, piloto, apagador, computador, internet e data show.

6. Avaliação 

Os alunos serão avaliados através de uma atividade de diagnóstica (exercício de fixação e memorização) do conteúdo exposto em sala de aula, sendo aplicada para ser feita em casa e corrigida na aula seguinte.

7. Referências 



Nenhum comentário:

Postar um comentário